20 remédios caseiros para ressaca

Remédios Caseiros para Ressaca

Qual o melhor remédio caseiro para ressaca

O melhor remédio caseiro para ressaca é o tempo. No entanto, existem algumas coisas simples que você pode fazer e tomar para ajudar a aliviar alguns dos sintomas da ressaca e se recuperar mais rápido. Leia mais para saber os melhores remédios caseiros para ressaca.

Conteúdo:

  1. Água gelada
  2. Água com limão
  3. Mel
  4. Torrada com ovo
  5. Suco de tomate
  6. Banana
  7. Gengibre
  8. Hortelã pimenta
  9. Tome outra
  10. Café
  11. Boldo
  12. Água de coco
  13. Pedialyte e gatorade
  14. Pimenta
  15. Sprite
  16. Chá verde
  17. Dormir
  18. Repolho
  19. Ginseng
  20. Quebra pedra

Os efeitos colaterais do consumo excessivo de álcool, conhecido como ressaca, podem ser tanto fisiológicos quanto psicológicos e geralmente ocorrem na manhã seguinte a uma noite de muita bebedeira.

Os efeitos colaterais da ressaca variam de pessoa a pessoa. Mas os sintomas mais comuns são: batimento cardíaco acelerado, ansiedade, dor no corpo, tontura, mau hálito, dor de cabeça, letargia, náusea, fotofobia, sensibilidade a sons altos, irritabilidade, fadiga, dor de estômago, funções motoras irregulares e vômitos .

Além de causar ressaca, o consumo de álcool causa desidratação e, quando consumido em excesso, seus efeitos tóxicos podem prejudicar o fígado, o cérebro, o sistema gastrointestinal, o sistema nervoso central e a percepção sensorial.

1- Água gelada

Beber água bem gelada é a melhor maneira de se livrar dos sintomas da ressaca. O álcool esgota a água do corpo e você precisa reidratar seu corpo bebendo água em intervalos regulares. Além disso, a água dilui as impurezas deixadas no estômago. Assim beba um copo de água gelada junto com sua bebida preferida. Ao chegar em casa, depois de beber, pegue a garrafa mais gelada que puder e beba o máximo que aguentar.

2 – Água morna com limão

O limão pode ajudar você a se livrar dos efeitos colaterais do consumo excessivo, como enjôo, tontura, sensibilidade à luz e ao som e dores musculares. O limão ajuda a reequilibrar o corpo, controlando o nível de açúcar no sangue e alterando o nível de pH .

Adicione duas colheres de chá de suco de limão fresco e uma colher de chá de mel a um copo de água morna.
Mexa bem e beba devagar.
Faça isso assim que acordar, assim como duas ou três vezes mais ao longo do dia.

3 – Mel

Outro excelente remédio caseiro para ressaca é o mel. Pois como é rico em potássio, o mel ajuda a neutralizar os efeitos do álcool.

Além disso, o mel contém frutose, um tipo de açúcar que ajuda a metabolizar o excesso de álcool no corpo, reduzindo os sintomas da ressaca.

Tome de três a quatro colheres de chá de mel em intervalos de uma hora até que os sintomas da ressaca melhorem.
Você também pode adicionar uma a duas colheres de sopa de mel a um copo de água e beber devagar várias vezes ao dia.
Além disso, você pode colocar mel sobre um pedaço de torrada ou um biscoito e comer várias vezes ao dia.

4-  Torradas e Ovo

Comer algumas fatias de torrada com um ovo é uma boa idéia para melhorar os sintomas da ressaca. Os carboidratos da torrada são uma boa fonte de nutrientes para a recuperação.

Além disso, o carbono na parte carbonizada da torrada age como um filtro que ajuda a remover as impurezas do corpo . O ovo fornece cisteína que decompõe o álcool no corpo e reduz a toxicidade.

Na manhã seguinte a uma noite de muita bebida, tome um café da manhã com dois ou três pedaços de torrada e ovos. Antes de tomar seu café da manhã, não se esqueça de beber um ou dois copos de água.

5-  Suco de Tomate

Beber suco de tomate é outro remédio caseiro para ressaca. Este suco vegetal contém frutose, um tipo de açúcar que ajuda seu corpo a metabolizar o álcool mais rapidamente. Além disso, é rico em vitaminas, minerais e enzimas que ajudam a superar rapidamente os efeitos colaterais da bebida.

Compre uma lata de suco de tomate ou faça o seu de tomate fresco.
Misture uma colher de sopa de suco de limão fresco e mel, juntamente com um pouco de pimenta caiena.
Beba este suco uma vez pela manhã e novamente à tarde.

6- Banana

Devido ao efeito diurético, principalmente da cerveja, muito potássio é eliminado do seu corpo pela urina. Para ajudar a repor potássio e os eletrólitos perdidos, uma solução simples é comer bananas. Elas são uma fonte muito boa de potássio. Além disso, as bananas ajudam a aliviar o estômago e aumentam a sua energia.

Coma uma ou duas bananas no o café da manhã após uma noite bebedeira para aliviar os sintomas da ressaca.

Você também pode fazer uma vitamina de banana adoçada com mel.

7- Gengibre

O gengibre é outro remédio caseiro ressaca com náusea e vômito usado há muito tempo. Além disso, o gengibre ajuda na digestão do álcool, assim, acalma o estômago e proporciona alívio rápido.

Mastigue pequenos pedaços de gengibre durante o dia para reduzir os sintomas da ressaca.

Você também pode tomar chá de gengibre. Adicione 10 a 12 fatias de raiz de gengibre fresco a cerca de quatro xícaras de água e ferva por 10 minutos. Coe e adicione o suco de uma laranja, meio limão e meia xícara de mel. Beba várias vezes ao dia enquanto estiver quente.

8 – Hortelã-pimenta

Chá de hortelã

O hortelã-pimenta é uma erva muito boa para tratar os sintomas da ressaca. Ajuda na digestão e alivia a tensão, inchaço e náusea, alguns dos sintomas mais comuns da ressaca aguda. Além disso, a hortelã-pimenta acelera o processo de desintoxicação.

Mastigue algumas folhas de hortelã-pimenta ao longo do dia. Isso vai relaxar o intestino e ajudará você a se recuperar mais rapidamente.

Faça uma xícara de chá de hortelã-pimenta com uma xícara de água fervente sobre uma colher de chá de hortelã-pimenta seca. Cubra, deixe em abafado por 15 minutos e depois coe. Beba uma a duas xícaras deste chá depois de acordar.

Outra opção é adicionar algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta a uma banheira cheia de água morna. Mergulhe nesta água por 30 minutos. Este banho quente e relaxante fará você se sentir melhor imediatamente! Para aliviar a dor de cabeça da ressaca, você pode também fazer uma compressa fria na testa enquanto toma o banho.

9 – Tome outra bebida

Muitas pessoas juram que esse é o melhor remédio remédio caseiro para ressaca.

Embora seja baseado em mitos ditos populares, existem sim algumas evidências cientificas de que tomar outra bebida na manhã seguinte pode diminuir os sintomas da ressaca.

Isso ocorre porque o álcool muda a maneira como o metanol, um produto químico encontrado em pequenas quantidades nas bebidas alcoólicas, é processado no organismo.

Depois de beber álcool, o metanol é convertido em formaldeído, um composto tóxico que pode ser a causa de alguns sintomas da ressaca.

No entanto, beber etanol (álcool) quando estiver de ressaca pode interromper essa conversão e impedir a formação de formaldeído por completo. Em vez de formar formaldeído, o metanol é então excretado do corpo.

No entanto, esse remédio não é muito recomendado, pois pode levar um circulo vicioso e dependência de álcool.

10 – Café preto e forte

Beba café forte ou chá de manhã

O café e outras bebidas com cafeína atuam como estimulantes, o que pode melhorar a fadiga da ressaca.

Café, chá preto e chá verde contêm antioxidantes que podem reduzir os efeitos da ressaca.

No entanto, as bebidas que contêm cafeína são diuréticos, que podem piorar a desidratação . A cafeína não altera o teor de álcool no sangue, portanto, não cura a ressaca.

11- Sumo de boldo

Existem 2 tipos de boldo que conhecemos no Brasil, o boldo do chile, que é uma pequena planta com folhas menores e pode ser cultivada em um vaso e o boldo brasileiro que é uma arvore com folhas maiores. Ambos os tipos de boldo tem propriedades curativas para a ressaca.

Tomar um sumo de boldo ou seu chá ajuda a curar a ressaca, pois melhora as funções do fígado e alivia o estomago.

Para fazer esse remédio caseiro para ressaca com boldo, macere algumas folhas em um copo e complete o com água. Depois de alguns minutos beba essa água sem adoçar varias vezes ao dia.

Caso você não tenha por perto um pé de boldo, então pode fazer o chá com as folhas secas, que também é um ótimo remédio caseiro para ressaca. Normalmente nos supermercados você encontra chá de boldo em saquinhos. Ferva 1 copo de água, em seguida adicione o saquinho, desligue o fogo e aguarde esfriar. Tome o chá de boldo varias vezes ao dia.

12 – Água de coco

Tome água de coco assim que você acordar. A água de coco é naturalmente rica em eletrólitos – um coco tem 569 mg de potássio – assim é incrivelmente hidratante e ajuda a curar a desidratação causada pela cerveja.

13- Pedialyte e gatorade

Se você estiver de ressaca, o tomar  Pedialyte pode realmente ajudar com desidratação, desequilíbrio eletrolítico e baixo nível de açúcar no sangue. 

O Gatorade é uma bebida esportiva e, como o Pedialyte, existem muitas marcas iguais com os mesmos efeitos. Mas o Gatorade original contém ingredientes semelhantes ao Pedialyte:

Água
Dextrose
Eletrólitos de sódio e potássio

Esses ingredientes ajudam a repor a água e o potássio que são eliminados pela urina quando se bebe principalmente cerveja. Assim aliviam a dor de cabeça e palpitação da ressaca.

14 – Pimenta

Parece ser estranho que comer pimenta ou alimentos apimentados pode ser um remédio caseiro para curar ressaca, mas é. A ciencia explica:

Comer pimenta ou alimentos apimentados pode fazer você suar, liberando aquelas toxinas causadoras de ressaca, além disso, alimentos condimentados farão com que você beba mais água, o que combaterá a desidratação e aliviará a dor de cabeça também.

15 – Sprite

Essa pode ser uma das poucas vezes em que você ouviu falar que tomar uma lata de refrigerante pode curar a ressaca, mas novas pesquisas dizem que o Sprite pode ser uma das melhores curas para ressaca.

Quando seu corpo processa álcool, ele produz um subproduto químico chamado acetaldeído, que é o responsável pelos sentimentos terríveis que surgem com a ressaca. O acetaldeído as vezes se transforma em algo chamado acetato e, quando isso acontece, os sintomas diminuem e você começa a se sentir muito melhor.

Um estudo publicado na Food and Function descobriu que beber Sprite agilizou o processo pelo qual o acetaldeído se transforma em acetato e, como resultado, alivia a ressaca.

16 – Chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes, que mantêm as células do corpo – e, portanto, os órgãos – saudáveis. Isso significa um fígado mais saudável, que vai te ajudar a se recuperar mais rápido. Se estiver enjoado, coloque também alecrim ou lavanda no chá – pois essas ervas acalmarão seu estômago rapidamente.

17 – Durma

Dormir neste momento é uma ótima maneira de curar sua ressaca, isto porque seu corpo precisa de se recuperar. Assim é melhor ficar na cama o máximo que puder. Mesmo uma ou duas horas a mais de sono ajudarão tremendamente.


Se sua ressaca for muito ruim, você pode não conseguir trabalhar ou cancelar qualquer obrigação que tenha nesta manhã. Claro, isso não é uma recomendação para ser irresponsável, mas é algo que você deveria ter pensado na noite passada! 

18 – Repolho

Os antigos gregos e romanos deram grande importância aos poderes do repolho para curar uma ressaca. Eles comiam grandes quantidades de repolho à noite antes de beber, pois isso lhes permitiria beber mais sem sentir os efeitos colaterais. Talvez por isso, muitos consideram o repolho com vinagre um bom remédio caseiro para ressaca.
Mastigar repolho cru ajuda a aliviar as dores de cabeça e distúrbios nos nervos causados ​​pela ressaca. O suco de couve junto com suco de tomate faz maravilhas, pois reduz o desejo de beber mais e também ajuda no metabolismo do álcool.

19 – Ginseng

Essa raiz é um remédio natural usado na medicina chinesa há milhares de anos. Eles a usam para tratar várias doenças que variam de estresse a asma . Em um estudo foi comprovado que o chá de ginseng vermelho reduziu os sintomas da ressaca.

Uma erva que tem o mesmo nome o extrato de ginseng siberiano, também melhora os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, tontura e dor de estômago. Mas o tipo siberiano não é o mesmo ginseng vermelho usado na medicina chinesa.

O ginseng é seguro e não faz mal para a maioria das pessoas. Mas, antes de tomar tenha certeza se você tem diabetes ou pressão alta . Pois há algumas evidências que o ginseng pode afetar o açúcar no sangue e a pressão arterial .

20 – Quebra pedra

Esta erva é muito comum e usada no Brasil para  tratar doenças do fígado , rins e estômago . Em um estudo, foi confirmado que tomar extrato de quebra pedra duas vezes ao dia ajudou a diminuir os níveis de álcool no sangue, aliviar os sintomas da ressaca e melhorar o humor, principalmente de quem bebe regularmente.

Você pode encontrar extratos feitos desta erva online e em lojas de alimentos naturais. 

Conclusão:

Na verdade, não há um remédio mágico para ressaca. Muitas dos remédios que você pode comprar na farmácia são praticamente inúteis, portanto, você pode economizar seu dinheiro. Alguns desses remédios caseiros para ressaca podem te ajudar a aliviar os sintomas, mas é importante você fazer seus testes pessoais e assim encontrar o melhor para você usar.

Quando você está de ressaca, seu corpo está sentindo os efeitos do álcool. A náusea, fraqueza e dor de cabeça que você sente só desaparecem se você combater da maneira mais prática e saudável. Isso inclui dormir e descansar para poder se recuperar, tomar muita água para reidratar o corpo e uma maneira de reabastecer as vitaminas que você perdeu na noite da bebedeira.

Embora você tenha tomado medidas na noite passada para tentar evitar a ressaca nessa manhã , é tarde demais para isso. Você terá que tentar esses remédios caseiros na próxima vez.

Mas por enquanto, existem dicas acima que você pode fazer para ajudar a aliviar a ressaca a dor de cabeça e se recuperar rapidamente. Infelizmente, não há cura para a ressaca, porque o corpo de todos é diferente. Você terá que encontrar o que funciona melhor para você e provavelmente será uma combinação de coisas.

Sair da versão mobile