Para que serve o banho de aveia?

Para que serve o banho de aveia? [ Como Fazer ]

Banho de aveia para que serve?

Desde a Roma antiga, se usa o banho de aveia serve para tratar vários problemas de pele, desde dermatite atópica, catapora, dermatite de contato, assaduras, pele seca e coceira, eczema, psoríase, picadas de insetos e contato com plantas venenosas. Veremos nesse artigo para que serve o banho de aveia e como fazer.

Por suas propriedades anti-inflamatórias e de reter a umidade o banho de aveia tem o poder de acalmar a pele e ajudar a tratar várias condições.

Desde 1945 o Journal of Drugs in Dermatology descobriu os benefícios da aveia coloidal para o tratamento de doenças da pele.  

O que é aveia coloidal?

A aveia coloidal é uma aveia fina, moída ou picada em micro pedaços e suspensa em líquido. Ela tem fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso é rica em vitamina E, ácido ferulico e avenantramidas, que são os   principais antioxidantes da aveia.

Mesmo em pequenas quantidades, esses compostos da aveia coloidal tem o poder de inibir a necrose tumoral alfa e a liberação de interleucina-8, que estão ligados a doenças como a psoríase. Além disso essas substancias também reduzem a coceira na pele.

A aveia coloidal também contem naturalmente amidos e beta-glucana. Esses compostos ajudam a reter a água na pele, o que funciona como um potente hidratante.

Outra propriedade interessante da aveia coloidal são os polissacarídeos e hidro coloides, que se ligam à água e formam uma barreira protetora na pele. Isso evita a que a pele perca água.

Além disso, os fabricantes de cosméticos adicionam farinha de aveia coloidal aos xampus e até em géis de barbear como forma de tratamento calmante para a pele.

Como fazer banho de aveia?

Como fazer banho de aveia

Você pode fazer seu próprio banho de aveia coloidal em casa. Siga as etapas abaixo para fazer um banho de aveia calmante para a pele.

  1. Compre aveia em flocos natural. Você pode encontrá-los na maioria dos supermercados ou lojas de alimentos naturais. A aveia não deve conter aromatizantes, produtos químicos, açúcar ou sal.
  2. Moa a aveia em um pó fino usando um moedor de café, liquidificador ou processador de alimentos. Você saberá quando tiver bem moída e a aveia bem fina, quando conseguir dissolver uma colher de sopa de aveia facilmente na água quente.
  3. Prepare seu banho com água morna (mas não muito quente). Agora coloque meia xícara de aveia já preparada ao banho. Você pode adicionar até uma xícara e meia em uma banheira grande e uma xícara em uma bacia.
  4. Você pode colocar a aveia em um pedaço de meia calça e amarrar para fazer uma bola. Isso evita que a aveia se espalhe na banheira e cause entupimentos no ralo. O efeito será o mesmo que jogar a aveia diretamente na água.
  5. Depois disso, banhe a parte do corpo que deseja ou faça o banho de corpo todo.
  6. Limite o tempo do banho a 15 minutos para evitar a perda de umidade.
  7. Por fim, seque a pele com uma toalha limpa e aplique seu hidratante preferido após sair do banho.
  8. Evite esfregar a pele, o que pode causar irritação.

Conclusão:

O banhos de aveia é um remédio natural e caseiro que você pode fazer para tratar várias doenças de pele, desde psoríase ao eczema. A aveia tem o poder de ser hidratante, calmante e também alivia a inflamação da pele.

Embora o banho de aveia seja um tratamento natural e coadjuvante, você sempre deve falar com seu médico antes de fazer. Se os problemas não desaparecerem, procure atendimento médico.

Esse artigo é meramente informativo e não deseja substituir a consulta médica. Todas as informações são baseadas nos artigos científicos e pesquisas listadas abaixo.

Fontes:

Sair da versão mobile