Como fazer biomassa de banana verde?

Fazer a biomassa de banana verde é bem simples e fácil, basta seguir essa receita. Para que serve: Controlar o diabetes, emagrecer e melhorar a saúde intestinal

como fazer biomassa de banana verde

Benefício da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde tem vários benefícios importantes para a sua saúde. Os carboidratos das bananas verdes ajudam a baixar a glicose no sangue e são uma fonte de fibra prebiótica que alimenta as bactérias boas ​​em seu intestino. Além disso ajuda a emagrecer!

Como os carboidratos das bananas verdes vêm principalmente do amido, e não do açúcar, as bananas verdes têm um índice glicêmico mais baixo do que as bananas maduras. O índice glicêmico de uma banana verde é 30 , enquanto uma banana madura é 51.

Benefícios para diabéticos

Alimentos com índice glicêmico baixo aumentam o açúcar no sangue mais lentamente do que alimentos com índice glicêmico alto. Bananas verdes são uma boa escolha se você tem diabetes e deseja comer mais alimentos que não aumentem a glicose no sangue .

Um estudo de revisão de maio de 2019 publicado na revista Nutrients , descobriu que as pessoas que comem bananas verdes têm melhor controle da diabetes e melhor metabolismo da insulina.

Benefícios para a saúde intestinal

Benefício da biomassa de banana verde
É bom para o intestino

Também há pesquisas sobre os benefícios da banana verde para a saúde intestinal . Muito do amido das bananas verdes está na forma de amido resistente. O amido resistente também funciona como fibra prebiótica. É um tipo especial de amido que resiste à digestão no estômago.

Em vez disso, ele passa para o intestino grosso, onde serve como “alimento” pré-biótico para as bactérias probióticas saudáveis ​​que vivem em seu cólon.

Comer mais alimentos ricos em fibras prebióticas pode ajudar seu microbioma a se desenvolver e isso pode levar a uma melhor saúde intestinal.

O estudo em Nutrients confirmou que a maioria dos efeitos na saúde das bananas verdes vêm de seu conteúdo de amido resistente.

Um dos principais benefícios da biomassa de banana verde para a saúde intestinal é que ajuda a reduzir a diarreia e a prisão de ventre.

Comer biomassa de banana verde também pode reduzir o risco de câncer de cólon.

Quando as células do intestino grosso metabolizam o amido resistente, elas produzem ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato.

De acordo com uma revisão de agosto de 2015 no Journal of the Science of Food and Agriculture , o butirato desempenha um papel importante na saúde do seu cólon e reduz o risco de câncer de cólon.

Saiba mais sobre os Alimentos que Soltam o Intestino

Biomassa de banana verde emagrece

Biomassa de banana verde emagrece
Ajuda a emagrecer

Como a biomassa de banana verde ajuda a desacelerar o trato gastrointestinal, a maioria das pessoas se sente mais saciada e satisfeita por mais tempo. Isso se deve ao amido resistente. Por causa disso, comer biomassa de banana verde ajuda a perder peso.

Receita de biomassa de banana verde

Receita de biomassa de banana verde
Receita de biomassa de banana verde

Porções: 1kg de banana (peso com a casca) faz aproximadamente 800ml de biomassa de banana verde.

Ingredientes

  • Bananas verdes 
  • Água fervente (se necessário)

Modo de preparo

  • Usando uma panela de pressão, ferva água suficiente para cobrir as bananas, mas você não vai colocar as bananas ainda;
  • Corte as bananas do cacho tomando cuidado para não expor a polpa;
  • Lave-os em água corrente e com sabão;
  • Coloque as bananas na panela de pressão com a água já fervendo;
  • Cubra e volte ao fogo;
  • Depois que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 8 minutos;
  • Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Não aceclere o processo de liberação do vapor;
  • Abra a panela e retire uma banana de cada vez, deixando as demais dentro da água quente;
  • Retire a casca e bata imediatamente a polpa no liquidificador ou no processador de alimentos com o mínimo possível de água quente limpa;

A mistura deve ser cremosa e homogênea. Está pronto!

Dicas:

  • Se você tiver um bom liquidificador, evite colocar água para bater;
  • A biomassa de banana verde sem água pode ser conservada por 3 a 4 meses no freezer. E a misturada com água por 2 meses congelado;
  • É essencial que as bananas sejam processadas ainda quentes;
  • Para usar a biomassa congelada, deixe-a derreter com um pouco de água no fogo e coloque no liquidificador para misturar;

Fontes: