remédio caseiro para tosse seca

13 Remédios Caseiros para Tosse Seca

Remédios Caseiros para Tosse Seca

A tosse seca pode ser muito desconfortável e pode ocorrer em crianças e adultos. Existem vários remédios vendidos em farmácias que você pode usar , mas também existem remédios caseiros para tosse seca que funciona bem na maioria dos casos.

A tosse seca também é chamada de tosse improdutiva. Diferente da tosse úmida e produtiva, a tosse seca é incapaz de remover muco, catarro ou substâncias irritantes dos pulmões ou das vias nasais.

A tosse seca pode durar semanas depois que você teve um resfriado ou gripe. Ela também podem ser causados ​​por várias problemas, como:

Gotejamento pós-nasal
Asma
Refluxo ácido ou Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Eles também podem ser um efeito colateral da exposição a toxinas ambientais, como a fumaça do cigarro .

Há várias receitas de remédios caseiros para tosse seca . Você pode precisar testar vários antes de encontrar um que funciona melhor para você.

1 – Xarope de mel

O mel tem propriedades antibacterianas e também pode ajudar a revestir a garganta, aliviando a irritação.

Um estudo de 2007 descobriu que o mel é melhor do que o dextrometorfano, um remédio supressor da tosse, na redução de episódios incômodos de tosse noturna em crianças.

Para usar o mel como remédio caseiro para tosse seca, misture 2 colheres de chá com água morna ou chá de ervas. Beba este remédio uma ou duas vezes por dia. Mas, não dê mel para crianças de menos de 1 ano de idade.

2 – Açafrão

Açafrão contém curcumina, um composto que tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Assim é um ótimo remédio caseiro para tosse seca.

Mas, a curcumina é melhor absorvida pelo corpo quando tomada junto com pimenta preta.

Aqueça meio copo de água em uma panela. Adicione uma colher de chá de açafrão em pó e uma colher de chá de pimenta preta. Você também pode adicionar paus de canela. Ferva por cerca de dois a três minutos. Adicione uma colher de sopa de mel. Beba diariamente até que a tosse melhore.

Como alternativa, faça um chá de ervas adicionando uma colher de chá de açafrão em pó e uma colher de chá de sementes de carambola a um copo de água e ferva até que a água se reduza pela metade. Adicione um pouco de mel e beba esse remédio caseiro duas a três vezes por dia.

Outra maneira de usar açafrão para tosse seca é misturar o açafrão em pó com mel e água morna e tomar 2 vezes ao dia.

3 – Chá de gengibre

O gengibre tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Também fortalece o sistema imunológico e aliviar a dor na garganta e a tosse seca.

Corte o gengibre fresco em fatias pequenas e esmague-as . Coloque em um copo de água e deixe ferver. Beba o chá de gengibre três a quatro vezes ao dia para aliviar a dor de garganta, a tosse seca e congestão nasal. Você também adicionar suco de limão e mel.

Outra opção é mastigar pedaços de gengibre fresco e cru ao longo do dia para reduzir a tosse seca.

4 – Limão

O limão pode ser usados ​​de várias maneiras para curar a tosse seca. Eles têm propriedades que reduzem a inflamação e também fornecem uma dose de vitamina C.

Um xarope simples para tosse pode ser feito combinando duas colheres de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de mel. Beba este xarope várias vezes ao dia.

Outra maneira é misturar o suco de limão com um pouco de mel e uma pitada de pimenta caiena e depois beber.

5 – Alho

O alho tem componentes antibacterianos e antimicrobianos que ajudam a tratar a tosse seca.

Ferva de dois a três dentes de alho em um copo de água e adicione uma colher de chá de orégano. Deixe esfriar até a temperatura ambiente, adicione um pouco de mel e beba. Isso melhora a respiração e aliviará outros sintomas da tosse seca.

Coma um dente de alho esmagado misturado com algumas gotas de óleo de cravo e um pouco de mel para aliviar a dor de garganta. Você também pode usar alho cru nos seus pratos.

6 – Cebola

Um dos remédios caseiros mais simples para a tosse seca é cortar uma cebola e inalar os vapores fortes da cebola. Isso vai te  ajudar a parar de tossir.

Você também pode fazer  um xarope para a tosse com suco de cebola assado, chá de confrei e mel. Beba diariamente para obter alívio da tosse seca.

Outra opção é combinar meia colher de chá de suco de cebola com uma colher de chá de mel puro. Beba esta solução pelo menos duas vezes por dia para aliviar a tosse se e aliviar a garganta.

7 – Chá de hortelã pimenta

A hortelã-pimenta contém mentol, que ajuda a entorpecer as terminações nervosas na garganta que ficam irritadas pela tosse. Isso pode proporcionar alívio da dor e reduzir a tosse seca.

Hortelã-pimenta também ajuda a reduzir a congestão nasal, além disso, tem propriedades antibacterianas e antivirais. Como a hortelã-pimenta atua como relaxante muscular e analgésico, pode diminuir a dor de cabeça causada pela tosse seca.

O chá de hortelã-pimenta contém ácido rosmarínico, que reduz os sintomas da alergia, como espirros e coriza.

Como fazer

Ferva 2 xícaras de água.
Desligue o fogo e adicione um punhado de folhas de hortelã-pimenta rasgadas na água.
Cubra e e deixe abafado por 5 minutos.
Coe o chá adoce com mel 

Como o chá de hortelã-pimenta é livre de cafeína , você pode beber a qualquer hora do dia ou da noite.

8 – Chá de pimenta

Pimenta de Caiena ajuda a reduzir a dor no peito devido à tosse se contínua. Também é quente e estimulante. A capsaicina, um composto encontrado na pimenta caiena, reduz a tosse seca crônica .

Modo de preparo

Faça um xarope para a tosse seca misturando 1/4 de colher de chá de pimenta caiena, 1/4 de colher de chá de gengibre fresco ou em pó, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 2 colheres de sopa de água.

Beba duas a três vezes ao dia.

9 – Amêndoa

As amêndoas têm propriedades nutricionais que desempenham um papel proativo na cura dos sintomas da tosse seca.

Modo de preparo

Mergulhe de cinco a seis amêndoas em água por 8 a 10 horas.
Faça uma pasta com as amêndoas encharcadas e adicione uma colher de chá de manteiga.
Coma três a quatro vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

10 – Gargarejo com água salgada

Gargarejar com água morna e salgada ajuda a aliviar o desconforto e a irritação causados pela tosse seca. A água salgada também ajuda a matar bactérias na boca e na garganta.

Para fazer isso, dissolva 1 colher de chá de sal grosso em um copo grande de água morna. Em seguida, gargareje várias vezes ao dia.

Este remédio caseiro para tosse seca não é recomendado para crianças pequenas, que podem engolir a água salgada.

Se você acordar com a garganta irritada de tossir durante a noite, gargareje com água salgada imediatamente após escovar os dentes para ajudar a anestesiar e acalmar as terminações nervosas da garganta.

11- Leite quente com mel

O leite quente com mel pode aliviar a tosse seca e reduzir a dor no peito que causada pela tosse contínua.

Para ter melhores resultados, beba antes de dormir. Além disso, aproveite as propriedades analgésicas do mel, misture uma colher de chá de mel puro ao leite. Isso ajudará a limpar o muco e acalmar sua garganta.

12 – Tomilho

O tomilho tem usos culinários e medicinais e é um remédio caseiro para tosse seca, dor de garganta, bronquite e problemas digestivos.

O xarope para tosse de tomilho e folhas de hera alivia a tosse seca com mais eficácia e rapidez do que um xarope para bronquite aguda. Os antioxidantes to tomilho são os responsáveis ​​por seus benefícios.

Faça chá de tomilho adicionando 2 colheres de chá de tomilho seco a um copo de água quente. Deixe abafado por 10 minutos antes de coar e beber. Adoce a gosto com  mel.

13 -Abacaxi

Você não costuma pensar no abacaxi como remédio caseiro para tosse seca, mas provavelmente porque nunca ouviu falar em bromelina.

Há evidências cientificas de que a bromelina – uma enzima encontrada apenas no caule e no abacaxi – pode ajudar a parar a tosse e remover o muco da garganta.

Coma uma fatia de abacaxi ou beba o suco de abacaxi fresco três vezes ao dia.

 

Sair da versão mobile