Remédio caseiro para assadura

10 Remédios Caseiros para Assaduras

Quando falamos de prevenção e de tratamento das assaduras, menos é mais,  por isso evite usar produtos perfumados, como cremes ou loções hidratantes ou óleos cosméticos, tente alguns desses remédios caseiros para assaduras, que são naturais, baratos e sem contra indicação.

As assaduras podem afetar qualquer pessoa que use fraldas ou cuecas ou shorts apertados, incluindo adultos, bebês e crianças pequenas.

O que é assadura?

Assaduras crescem em locais quentes e úmidos, principalmente na fralda do seu bebê, são erupções cutâneas podem apresentar manchas vermelhas no bumbum e/ou escamas vermelhas na área genital. Os sintomas são os mesmos nos adultos. A assadura pode aparecer nas nádegas, coxas ou órgãos genitais. Também pode se estender até a área do quadril.

O que causa assadura?

As causas comuns de assaduras em adultos incluem:

  • Irritação na pele. Isso pode ser resultado do atrito causado pela fricção da pele molhada contra a fralda ou cueca ou sunga ou contato prolongado com os produtos químicos da urina ou das fezes. O contato pele a pele pode causar atrito na parte interna da coxa. Isso é muito comum nas mulheres que usam saias ou vestidos. As coxas se esfregam mais porque não há barreira entre elas. O atrito das roupas ou roupas íntimas também pode causar atrito entre as pernas.
  • Reação alérgica. Adultos e idosos que usam cuecas apertadas ou fraldas para incontinência podem ser alérgicos aos perfumes do material das fraldas.
  • Higiene inadequada. Não lavar a área genital com cuidado ao tomar banho pode causar uma erupção cutânea ao redor da área da fralda.
  • Candida. A candidíase é outro tipo comum de causa de assaduras em adultos. Isso ocorre porque o fungo cresce em áreas quentes, escuras e úmidas. 

1- Óleo de coco

Óleo de coco

O óleo de coco pode reduzir a inflamação, coceira e irritação da pele. Também pode ajudar a formar uma barreira na pele , que pode proteger ainda mais a pele à medida que se recupera das assaduras. Além disso acelera a cicatrização de feridas na pele. ( 1 ) O óleo de coco é seguro para bebes e adultos. Mas somente use óleo de coco natural, evite produtos aromatizados usados para fins cosméticos.

2- Banho de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio alivia a coceira e acelera a cicatrização das feridas na pele. Também é seguro para uso em bebes. 

Adultos: Adicione 5 colheres de sopa em uma bacia de água morna e lave as partes afetadas. Depois disso, seque-se bem. Para assaduras na virilha, faça um banho de assento por 10 a 20 min.

Bebes: Adicione 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao banho. Deixe de molho por 10 min. Depois disso seque bem.

3- Babosa

A babosa é usada como remédio caseiro há mais de 6 mil anos. ( 3 ) Ela tem propriedades calmantes, hidratantes e curativas. Além disso a babosa é anti-inflamatória e antimicrobiana. É por isso que alguns profissionais de saúde recomendam o uso da babosa para várias doenças na pele. Atualmente estudos confirmam o uso da babosa no tratamento caseiro da assadura, tanto para bebes quanto para adultos. ( 4 )

4- Vaselina

Estudos confirmam que a vaselina evita e trata as assaduras, não só de bebes mas também de adultos. A vaselina forma uma barreira protetora que ajuda a proteger a pele da exposição constante à umidade. Além disso é um ótimo remédio caseiro para queimaduras. Aplique na área afetada depois de limpa e seca.

5- Pomada caseira para assadura

Faça uma pomada caseira e natural para assadura, com banha de porco, babosa e bicarbonato de sódio. 

Ingredientes:

1 a 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de banha de porco
½ colher de chá de gel de babosa

Misture a banha com o gel de babosa. Lave e seque bem a área afetada. Aplique uma camada fina da pomada. Em seguida polvilhe com bicarbonato de sódio.

6- Iogurte natural, bicarbonato de sódio e azeite

Aplique o iogurte natural, sem sabor, na área afetada pela assadura. Deixe agira por alguns minutos. Depois disso lave e seque bem. Em seguida polvilhe bicarbonato de sódio na área. Depois de uma hora, aplique azeite de oliva extra virgem.

7- Banho de aveia

Banho de aveia

A aveia funciona como um anti-inflamatório e antioxidante aliviando não só a coceira mas também a secura e aspereza da pele. Estudos mostraram que os óleos da aveia podem reparar a pele. ( 5 )

Misture 1 colher de sopa de aveia fina na água do banho do bebe. Deixe de molho por 10 a 15 min. Para adultos, faça um banho de assento se a assadura for na virilha.

8- Maizena 

Se a assadura for causada por umidade e fricção, você pode usar a maizena como remédio caseiro. Quando você borrifa o amido de milho sobre a pele limpa e seca pode reduzir efetivamente o atrito da fralda ou da roupa e, assim, evitar as assaduras. No entanto, você não deve usar a maizena se a assadura for causada por candidíase, porque o amido de milho se torna um alimento para os fungos e piorará o problema.

9- Azeite

O azeite cria uma barreira protetora entre a pele do bebê e a urina ou fezes. Desta forma, pode impedir que a pele do bebê sofra de assaduras. Além disso, pode impedir a ação da umidade e outros irritantes na pele do bebê.

O azeite é natural e seguro para aplicar na pele sensível. Ele contém propriedades anti-inflamatórias que podem acalmar a pele e aliviar a vermelhidão e coceira causadas pelas assaduras.

Além disso, o azeite também contém excelentes propriedades antimicrobianas. Portanto, é altamente recomendado para curar infecções microbianas da pele, como eczema, psoríase e assaduras.

10 – Manteiga de Karité 

A manteiga de karité é macia. É também um bom agente hidratante. A manteiga de karité contém propriedades anti-inflamatórias e anti-fúngicas que podem combater o fungo. Isso não apenas ajuda seu bebê a se livrar da assaduras, mas também a evitar sua ocorrência futura. Além disso, a manteiga de karité possui boas gorduras vegetais que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea que promove a regeneração celular. A manteiga de karité é rica em vitaminas E e A, que podem ajudar a melhorar a produção de colágeno na pele do seu bebê. Tanto a produção de colágeno quanto a regeneração celular são cruciais no tratamento das assaduras.

Quando ir ao médico?

A assadura do bebê também pode evoluir para uma infecção secundária causada fungos ou leveduras chamada candidíase . Pode ocorrer nas dobras da pele, com manchas vermelhas na área da fralda no abdômen ou nas coxas.

Consulte o seu médico para ter um diagnóstico se detectar esses sintomas. O seu médico pode prescrever um creme antifúngico se achar que o seu bebê tem candidíase.

LEIA TAMBÉM:

Sair da versão mobile